A implantologia é uma especialidade cirúrgica da Medicina Dentária que trata da colocação de implantes dentários. Para além de ser um procedimento cirúrgico indolor, o implante tem a mesma função de raiz de um dente, oferecendo ao paciente uma excelente função estética e mastigatória.
O extraordinário sucesso desta técnica resulta do fenómeno de osteointegração que faz com que ao fim de algum tempo o implante esteja perfeitamente incorporado na estrutura óssea do maxilar.
Em implantologia podemos distinguir dois tipos de reabilitações:
Reabilitações mistas
Para além dos implantes, o médico especialista opta por conservar todos os dentes naturais que se encontram em ótimas condições.
São as reabilitações ideais porque são mais conservadoras e preservam melhor a estrutura do maxilar original, cabendo aos implantes o papel de substituir os dentes naturais perdidos, de forma a obter uma ótima estética e função. Estas reabilitações exigem normalmente um trabalho multidisciplinar com outras especialidades como a Periodontologia, a Endodontia, a Prótese Fixa e a Dentisteria.
Reabilitações totais sobre implantes
São reabilitações executadas em pacientes desdentados totais ou em pacientes em que os dentes naturais que restam não estão em condições de integrar um plano de reabilitação misto.